SES promove amamentação no Parque da Cidade
(06/08/2012 – 16:15)
A inauguração da primeira sala de apoio à amamentação destinada a servidoras do GDF, no Palácio do Buriti, será o marco do encerramento da Semana Mundial de Aleitamento Materno, nesta terça-feira(7), às 11h. A semana, que contou com diversas atividades promovidas pelos Bancos de Leite , propôs uma análise sobre o que aconteceu nos últimos 20 anos com a alimentação do lactente e da criança.
A Sala de Apoio é apadrinhada pela primeira dama, Ilza Queriroz, numa iniciativa da Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Aleitamento Materno, em parceria com o Rotary Club e da Casa da Amizade, ambos de Taguatinga Norte. Segundo a coordenadora do Programa, Miriam Santos, “o objetivo é dar condições para que a mãe volte da licença maternidade e tenha condições de dar prosseguimento ao aleitamento materno”.
A sala conta com mobiliário, freezer e material necessário para retirar e acondicionar o leite materno. Diariamente, a mãe poderá pegar o leite que foi armazenado durante o dia, guardar em um isopor e levar para casa para a alimentação do filho no dia seguinte. Segundo Miriam, ao chegar em casa a mãe também poderá optar por armazenar o leite no freezer e utilizá-lo num prazo de até 15 dias.
Essa é a primeira sala de apoio instalada pelo GDF, atendendo à política de incentivo à amamentação do Ministério da Saúde, com estrutura para atender 400 mulheres em idade fértil, incluindo as servidoras e funcionárias de empresas contratadas. A próxima sala será montada no edifício sede da Secretaria de Saúde e as demais, nas diversas secretarias de governo. De acordo com a coordenadora, o Banco de Leite de Santa Maria e do Hospital Regional da Asa Sul já contam com salas dessa natureza para atenderem as mães que trabalham nessas instituições.
Incentivo à amamentação no Parque da Cidade – No fim de semana o Parque da Cidade foi palco de mais um evento alusivo à 20ª Semana Mundial de Aleitamento Materno. Nesse domingo, 05, em mais uma ação da Secretaria de Saúde do DF – SES, mães e futuras mães puderam tirar dúvidas e aprender a importância da amamentação nos primeiros anos de vida do bebê. A Semana é comemorada em mais de 120 países e, no Brasil, o tema este ano é “Amamentar hoje é pensar no futuro”.
Na abertura da cerimônia, a primeira dama do DF, Ilza Queiroz, afirmou que como mãe e como médica obstetra sabe a importância de amamentar e aconselha o ato a suas pacientes. “O leite materno é preparado para suprir o bebê; suas condições imunológicas. A amamentação é um momento de aproximação, de conhecimento para mãe e filho”. Além disso, complementa a médica, “a mulher só atinge a maturidade de sua mama quando amamenta, ato que também diminui o risco de se contrair câncer de mama”. Ela mesma amamentou seus filhos até os dois anos.
Michelle Paixão |
No related posts.
Related posts brought to you by Yet Another Related Posts Plugin.