Iniciativa visa o abastecimento contínuo dos Bancos de Leite Humano
A Secretaria de Saúde (SES) realizou, nesta segunda-feira (19), a comemoração oficial da Semana Distrital de Doação de Leite Materno, no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). A solenidade contou com a presença da primeira-dama Ilza Queiroz, madrinha do Aleitamento Materno no DF. O objetivo da Semana é comemorar, conscientizar e divulgar a doação de leite materno por meio de campanhas, debates, palestras e seminários. A iniciativa também pretende aumentar a doação de leite materno e o abastecimento contínuo dos Bancos de Leite Humano (BLH).
Ilza Queiroz saudou e agradeceu as mães doadoras que participaram da solenidade. “Doar leite é um ato de amor e contribui para que possamos salvar vidas, alimentar crianças internadas na UTI, cujas mães não conseguem quantidade de leite suficiente para seus filhos”, afirmou. A médica também agradeceu a atuação do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). “Sabemos que se não fossem os bombeiros, muitas mães até teriam a intenção de doar o leite, mas a necessidade de levá-lo ao Banco de Leite e ter um transporte adequado não seria possível sem a corporação”, enfatizou.
A primeira-dama parabenizou ainda o trabalho da SES/DF. “A Secretaria e o Governo do DF apoiam totalmente essa ação voluntária das doadoras junto aos Bancos de Leite, oferecendo assistência para as mães, informações sobre a importância da doação e da amamentação, além de mostrar que o aleitamento e a doação não são impossíveis de serem realizadas”, comentou Ilza.
A subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Rosalina Sudo, representou o secretário de saúde, Elias Fernando Miziara, e demonstrou alegria em comemorar a data. “Trata-se de uma semana importante para lembrar toda sociedade sobre o ato de doar o leite materno. O serviço dos Bancos de Leite Humano e a doação no DF são exemplos para o país e para o mundo”, disse Rosalina.
Durante o evento foram homenageados os parceiros que atuam na doação de leite materno, como o CBMDF, servidoras dos BLH e Postos de Coleta de Leite Humano (PCLH), entre outros departamentos da SES/DF.
Também foi prestigiada, a moradora de São Sebastião, Daiane Ribeiro, 21 anos, que representou as mães doadoras e receptoras de leite materno do DF. “No tempo em que minha filha estava internada no Hospital Regional do Paranoá, fiquei um período sem produzir leite e recebi a doação. Hoje tenho leite suficiente para ela e já doei para o hospital. Da mesma forma que ela recebeu, quero continuar a ajudar outras crianças internadas, porque esse trabalho é muito bonito”, contou.
Oficialização
Instituída por meio da Lei nº5.154, de 19 de agosto de 2013, sancionada pelo governador do DF, Agnelo Queiroz, a Semana Distrital de Doação de Leite Materno foi inserida no calendário oficial de eventos do DF. A programação de incentivo à amamentação será realizada, anualmente, na semana que incluir a data 19 de maio, em que se comemora o Dia Mundial de Doação de Leite Humano.
Semana Distrital de Doação de Leite Materno
20/5 (tarde) – BLH Hospital Regional de Planaltina (HRPl)
21/5 (manhã) – BLH Hospital Regional do Gama (HRG)
21/5 (tarde) – BLH Hospital Regional de Santa Maria (HRSM)
22/5 (manhã) – BLH Hospital Regional do Paranoá (HRPa) e PCLH de São Sebastião
22/5 (tarde) – BLH Hospital Regional de Brazlândia (HRBz)
23/5 (manhã) – BLH Hospital Regional de Sobradinho (HRS)
23/5 (tarde) – BLH Hospital Regional de Ceilândia (HRC)
24/5 (manhã) – BLH Hospital Regional de Taguatinga (HRT) TaguaPark
26/5 (manhã) – PCLH Hospital Regional de Samambaia (HRS)
26/5 (tarde) – BLH Hospital Regional da Asa Norte (HRAN)
Por Patrícia Kavamoto, da Agência Saúde DF
Foto Renato Araújo
No related posts.
Related posts brought to you by Yet Another Related Posts Plugin.
òtima idéia obrigada!!!Como sugerem que façamos?
Att,
Lucienne Alencar
[Reply]