COMEMORAÇÃO DA SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO NO DF

SES promove amamentação no Parque da Cidade

(06/08/2012 – 16:15)

 

A inauguração da primeira sala de apoio à amamentação destinada a servidoras do GDF, no Palácio do Buriti,  será o marco do encerramento da  Semana Mundial de Aleitamento Materno, nesta terça-feira(7), às 11h. A semana, que contou com diversas atividades promovidas pelos Bancos de Leite , propôs uma análise sobre o que aconteceu nos últimos 20 anos com a alimentação do lactente e da criança.

 

A Sala de Apoio é  apadrinhada pela primeira dama, Ilza Queriroz, numa iniciativa da Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Aleitamento Materno, em parceria com o Rotary Club e da Casa da Amizade, ambos de Taguatinga Norte. Segundo a coordenadora do Programa, Miriam Santos, “o objetivo é dar condições para que a mãe volte da licença maternidade e tenha condições de dar prosseguimento ao aleitamento materno”.

 

A sala conta com mobiliário, freezer e  material necessário para retirar e acondicionar o leite materno. Diariamente, a mãe poderá pegar o leite que foi armazenado durante o dia, guardar em um isopor e levar para casa para a alimentação  do filho no dia seguinte. Segundo  Miriam, ao chegar em casa a mãe também poderá optar por armazenar o leite no freezer e utilizá-lo num prazo de até 15 dias.

 

Essa é a primeira sala de apoio instalada pelo GDF, atendendo à política de  incentivo à amamentação do Ministério da Saúde, com estrutura para atender 400 mulheres em idade fértil, incluindo as servidoras e funcionárias de empresas contratadas. A próxima sala será montada no edifício sede da Secretaria de Saúde e as demais, nas diversas secretarias de governo. De acordo com a coordenadora, o Banco de Leite de Santa Maria e do Hospital Regional da Asa Sul já contam com salas dessa natureza para atenderem as mães que trabalham nessas instituições.
Arielce Haine/SES-DF

 

Incentivo à amamentação no Parque da Cidade – No fim de semana o Parque da Cidade foi palco de mais um evento alusivo à 20ª Semana Mundial de Aleitamento Materno. Nesse domingo, 05, em mais uma ação da Secretaria de Saúde do DF – SES, mães e futuras mães puderam tirar dúvidas e aprender a importância da amamentação nos primeiros anos de vida do bebê. A Semana é comemorada em mais de 120 países e, no Brasil, o tema este ano é “Amamentar hoje é pensar no futuro”.

 

Na abertura da cerimônia, a primeira dama do DF, Ilza Queiroz, afirmou que como mãe e como médica obstetra sabe a importância de amamentar e aconselha o ato a suas pacientes. “O leite materno é preparado para suprir o bebê; suas condições imunológicas. A amamentação é um momento de aproximação, de conhecimento para mãe e filho”. Além disso, complementa a médica, “a mulher só atinge a maturidade de sua mama quando amamenta, ato que também diminui o risco de se contrair câncer de mama”. Ela mesma amamentou seus filhos até os dois anos.
Elias Fernando Miziara, secretário- adjunto da SES, enfatizou a importância da amamentação e da doação de leite com o próprio exemplo. “Sou filho de uma gestação gemelar e minha irmã, por ter saúde mais frágil, demandou mais leite materno que eu. Por isso, tive várias mães de leite”. Segundo ele, eventos como esse visam estimular o hábito natural da amamentação, “que é tão importante para a saúde da criança, por obter alimento e anticorpos, e por aumentar o laço com a mãe para o resto da vida.” O secretário-adjunto também enfatizou a referência dos bancos de leite humano do DF em diversos países e a criação da sala de amamentação no Palácio do Buriti, cujo exemplo, ele espera, seja seguido por outras secretarias do DF, órgãos federais e privados.
Equipes dos bancos de leite humano das regionais de saúde do DF e de hospitais privados orientaram mães sobre a alimentação correta durante a amamentação, os benefícios  tanto para mãe quanto para o bebê, além de outros cuidados com a criança.
Janaína Alves Lustosa, 29 anos, deu à luz João Inácio há 1mês e 15 dias. O parto foi realizado na rede privada, mas, segundo ela, não se sentiu acolhida quanto às orientações sobre amamentação e, por isso, recorreu ao banco de leite da regional de Sobradinho, onde recebeu informações e para o qual hoje é doadora.  Mesmo tendo grandes dificuldades no início da amamentação, ela não desistiu. “Saber que ele vai ficar saudável, se desenvolver melhor, vale o sacrifício”, finaliza Janaína.
Outra mãe e defensora da amamentação é Flávia Krecke, 28 anos. Flávia é mãe de Pietra, 2 anos, e Marc, 2 meses e amamenta os dois. “Amamentar, para mim, é prioridade absoluta, se um deles quiser mamar, paro tudo”. Questionada de até quando irá  amamentar ela afirma “até quando eles quiserem”.
A Coordenadora Geral dos Bancos de Leite Humano do DF, Mirían de Oliveira Santos, lembrou que o DF é considerado modelo para o Brasil e para o mundo há 50 anos quando se fala em banco de leite e amamentação. Segundo ela, as equipes trabalham o futuro da cidade. A coordenadora fez questão de enfatizar o importante trabalho de coleta de leite humano realizado pelo Corpo de Bombeiros do DF, que também prestigiou o evento com sua banda.
Após a solenidade, os participantes se divertiram  ao som do Forró e do rap da Amamentação, interpretados pelos alunos do Centro de Ensino 201 de Santa Maria, do Coral Mirim do Corpo de Bombeiros de Samambaia, além das atividades voltadas para as crianças como o Soletrando da Amamentação e das apresentações de palhaços.  O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu deu dicas de primeiros socorros voltados para bebês e crianças.
O evento  teve ainda a participação da Secretária da Criança, Rejane Pitanga, da Secretária da Mulher Olgamir Ferreira, da representante da Coordenação da Ação de Aleitamento da Área Técnica da Saúde da Criança do Ministério da Saúde, Amanda Moura. Também colaboraram o Corpo de Bombeiros do DF, o Rotary Clube Taguatinga Norte e o Lions Clube Brasília/Taguatinga.

 

Michelle Paixão

 

No related posts.

Related posts brought to you by Yet Another Related Posts Plugin.

Leave a Reply

See also: